top of page

INTERDISCIPLINARIDADE

 

Ao final de cada capítulo, há  uma seção (com um texto) que leva à reflexão sobre como uma determinada disciplina, em diálogo com a Sociologia, pode contribuir num maior entendimento, sob o ponto de vista da construção do conhecimento, sobre conceitos, teorias ou temas trabalhados ao longo dos capítulos. Nosso objetivo, com essa proposta, através de interpretações e abordagens de determinada temática por outra área de conhecimento, é a explicitação do entendimento de que a formação do jovem não se compartimentaliza em disciplinas, mas num contexto amplo onde a articulação entre conceitos e teorias pode dialogar de forma concreta, conformando a compreensão social do mundo sob um prisma da totalidade, e não da crescente fragmentação defendida pelas teorias autointituladas como pós-modernas. Neste sentido, priorizamos o diálogo da Sociologia com onze disciplinas distintas: História, Geografia, Filosofia, Artes Plásticas, Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Matemática, Química, Biologia e Física. No manual serão apresentadas para cada capítulo – tendo como ponto de partida o texto apresentado no livro do aluno na seção Interdisciplinaridade – sugestões de atividades elaboradas por professores das disciplinas citadas, para que o professor encaminhe propostas de trabalho interdisciplinar, articulando-as, se possível, com colegas de outras disciplinas. Entendemos que essa pode ser uma experiência desafiadora e enriquecedora, em termos político-pedagógicos, para os professores envolvidos mas, principalmente, para os estudantes do Ensino Médio.

 

 

 

INTERATIVIDADE

 

A seção Interatividade é explicada, de forma geral,  explicitando-se o porquê das propostas das seguintes subseções: 

 

Revendo o capítulo
Nesta seção, apontamos algumas questões que possam contribuir para uma sistematização das informações e argumentos apresentados no capítulo. Pode ser uma valiosa contribuição nas aulas, para sintetização dos conceitos, teorias e temas desenvolvidos. Não se trata de um mero questionário, mas um momento em que o professor deve retornar e aproveitar para verificar a compreensão que os alunos tiveram dos temas e conceitos sociológicos trabalhados ao longo das aulas.

Dialogando com a turma

Aqui se apresentam questões para debates e diálogos entre os estudantes. Esta seção tem um caráter diferente do Revendo o capítulo, pois remete – a partir das exposições do professor, da leitura do texto e da observação e discussão das imagens e outras fontes de informação – ao esforço de compreensão e interpretação dos conceitos, teorias e temas abordados. Através da organização em grupo, os alunos, entre si, têm oportunidade para desenvolver conversas e interpretações que podem se tornar criativas – ou, pelo menos, a condição para isso.

 

Verificando o seu conhecimento
Nesta seção, nos preocupamos em fazer um apanhado de questões, relacionadas a temas e conceitos das Ciências Sociais, presentes naquele que vem se transformando, ao longo dos últimos anos, no principal processo de avaliação nacional para o acesso ao ensino superior – o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio). Em um ou outro capítulo, quando necessário, complementamos as questões do ENEM com outras elaboradas por nós, autores.

 

Pesquisando e refletindo
Esta seção constitui um momento de reflexão sobre as possibilidades de pesquisa e consulta em outras fontes de informação que o professor pode e deve incentivar. Ela é subdividida em:

 

Livros –  São sugeridos dois livros para consulta do aluno, visando a um aprofundamento dos conceitos, teorias e temas trabalhados nos capítulos.

 

Filmes – Esta subseção compõe-se por uma relação de longas e curtas metragens e documentários. Cabe ao professor propor, após a projeção, debate sobre os temas apresentados por esses filmes, na perspectiva do exercício da imaginação sociológica. Além dos sugeridos, é apresentado um Filme Destaque, fechando a seção Iteratividade.

 

Conectados na internet e nas redes sociais –  As indicações de sites e redes sociais apresentam algumas páginas da internet que auxiliam na compreensão dos argumentos desenvolvidos. O interessante é que esses sites podem remeter a outros não indicados nos capítulos, já que essa ferramenta de pesquisa possibilita várias outras investigações. 

 

Músicas – São apresentas duas sugestões de músicas, cujas letras ajudarão na reflexão sobre os argumentos desenvolvidos no capítulo. O professor poderá suscitar boas reflexões sociológicas a partir não somente da letra, mas do ritmo ou do estilo musical, assim como dos tipos de dança vinculados, que podem representar tradição ou características culturais de uma determinada região ou de um país.

© 2014 por ARTEPLUS

Entre em contato:
(21) 2580 1168   (21) 2580 6230

Encontre-nos:
Rua Sá Freire, 36 - São Cristóvão - Rio de Janeiro – RJ  20930-430

  • facebook
  • w-youtube
bottom of page