
CAPÍTULO 21 – “Chegou o caveirão! E agora?” Violência e desigualdades sociais
Debate, sob o ponto de vista da análise sociológica, o fenômeno da violência e da criminalidade, nas cidades grandes e médias do Brasil, cujos espaços segregados se transformam em verdadeiros territórios em "disputa".
CAPÍTULO 20 – “Espaços de dor e de esperança.” A questão urbana
Discute as questões que envolvem o longo processo de urbanização da humanidade, iniciado com a sedentarização. Analisa a questão urbana no Brasil, na perspectiva dos estudos desenvolvidos pela Sociologia e disciplinas afins.
CAPÍTULO 19 – “A gente não quer só comida...” Religiosidade e juventude no século XXI
Estuda o fenômeno da religiosidade e seu papel na formação de ideias ideais coletivos na política, na cultura e na vida dos jovens.
CAPÍTULO 18 – Gênero e sexualidade no mundo de hoje
Desenvolve e atualiza a temática da sexualidade e da identidade de gênero, abordando as relações entre homens e mulheres e as relações de poder que lhes são atribuídas, numa determinada sociedade. Discute as questões e as lutas de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT).
CAPÍTULO 17 – “Onde você esconde seu racismo?” Desnaturalizando as desigualdades raciais
Discute de forma ampla a temática do racismo, assim como a respeito das relações étnico-raciais na sociedade brasileira
CAPÍTULO 16 – “Na telinha da sua casa você é cidadão?” O papel da mídia no capitalismo globalizado
Aborda os meios de comunicação de massa no contexto do mundo globalizado, privilegiando as profundas transformações que as relações sociais sofreram sob o efeito das mídias globalizadas.
CAPÍTULO 22 – “Ocupar, resistir, produzir.” A questão da terra no Brasil
Apresenta o problema da terra no Brasil e discute de que forma essa questão afeta a sociedade brasileira como um todo. Destaca a organização de movimentos como as Ligas Camponesas e os Trabalhadores Sem-Terra.